7 de junho de 2020

Resenha: A Visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo, George R. Knight

Provocador. É o primeiro adjetivo que se encaixa muito bem com “A Visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo” de George R. Knight. Edificante é o segundo.

Partindo da situação em que a igreja se encontra hoje, Knight faz uma verdadeira dissecação de nosso estado, os possíveis resultados vertentes de permanecer nele, e também aponta soluções para um ponto bíblico e equilibrado. O título original seria “castração do adventismo”, no sentido de deixar infértil, estéril, mas talvez os editores acharam chocante demais para se intitular um livro assim.

Essa, contudo, era justamente essa a intenção do autor — a igreja demonstra um torpor tal, que precisa ser despertada. Com uma habilidade de escrita excelente, Knight leva o leitor a uma compreensão bastante ampla de como a igreja chegou neste estado profético, contando com a experiência de esfriamento espiritual do próprio autor, que foi pastor, e abandonou a igreja por longos sete anos.

Como ele mesmo conta, a princípio tinha visão desequilibrada da mensagem adventista, e nos mostra como normalmente adotamos um pensamento binário com duas posições em extremos opostos. Isso solapou sua fé. Dado essa experiência, ele tenta nos mostrar uma posição bíblica e saudável, mas a viagem até lá é estimulante e provocativa.

O livro é muito bem estruturado e a abordagem é clara, sem arrodeios. Muitíssimo edificante, George Knight se dá ao trabalho de explicar ponto por ponto, mas de forma concisa, como se deu o processo de formação da mensagem adventista, por que ela é tão distinta e essencial para o tempo do fim, e a loucura que estamos cometendo de escondê-la — É nossa própria razão de existir como igreja; a mensagem adventista é submersa e preenchida da visão Apocalíptica, justamente o que o mundo precisa ouvir para o tempo do fim. Sem ela, estamos nos auto-castrando, tornando-nos inférteis enquanto procuramos nos adequar ao ambiente cristão das demais denominações para sermos aceitos — Knight classifica isso como perder nossa “arrogância santificada”, uma arma poderosa para a propagação da verdade, como fizeram os discípulos no primeiro século, que criam ter uma mensagem tão essencial ao mundo, a ponto de darem suas vidas por ela.

As explicações diretas e simples da formação da mensagem adventista com sua sólida base bíblica e processo histórico é simplesmente uma das mais claras que já pude ler. O livro todo é sumamente bíblico, do começo ao fim, e causa um grande despertamento por nos levar à própria razão de estarmos aqui como igreja. Após esse tratado, o autor nos conduz a uma bela revisão das principais doutrinas distintivas com uma ótima fundamentação. Tudo muito claro, bíblico e simplificado para entender.

Para um melhor aproveitamento, é recomendável uma boa compreensão das principais profecias de Daniel, o tema do Santuário e uma visão geral, mas não necessariamente aprofundada, do livro de Apocalipse. Isso permitirá ao leitor entender muito bem a relevância da mensagem profética adventista, e porque ela é distintiva em relação a tudo o mais que o cristianismo moderno apresenta ao mundo. Nossa mensagem distintiva é nossa razão de existir, e também nossa base bíblica mantenedora.

O apelo de George Knight é urgente, e tenho para mim que todo adventista com algum tempo de igreja deveria lê-lo. Particularmente, causou-me um despertamento, ampliou minha compreensão da importância de nossa mensagem distintiva e ao mesmo tempo incômoda, além de ter me impressionado bastante o quão biblicamente sólida ela é.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.