5 de março de 2021

Ferro com ferro se afia

O adágio popular é, na verdade, uma adaptação de um conselho milenar do sábio Salomão ao dizer:

“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” 

Provérbios 27:17

Euqueria logo dizer diretamente: Procure a companhia e a convivência de pessoas que lhe influenciem para uma vida de comunhão com Deus; de gente que por sua postura amável e fiel lhe inspira a ser parecido com Cristo. Gente cujas conversas sejam sobre a beleza do caráter de Jesus e sobre as maravilhosas experiências pessoais de um relacionamento íntimo com Ele. Depois de um tempo, você acaba se tornando semelhante a elas.

Não há escape. Você será influenciado pelas pessoas com as quais convive, e será influenciado por elas mesmo contra sua vontade. Não cabe a você decidir se sofrerá ou não influências, pois sofrerá sempre — faz parte da sua natureza. Mas cabe a você escolher de quem essas influências virão.

De fato, poucas coisas são tão importantes para a firmeza da fé de um cristão quanto as pessoas que ele escolhe para ser influenciado. Há um poder de mudança tão grande nessa decisão que é difícil de mensurar.

Mas não espere tornar-se um homem que tem respeito próprio, amável com sua esposa e uma inspiração para seus filhos, se seu círculo de amizades favorito é composto de quem lhe envia fotos e vídeos sensuais no Whatsapp e cujas piadas possuem sempre um cunho pornográfico — para algumas pessoas, nada parece ter graça se não for imundo. E não estranhe se depois de um tempo você tiver adquirido a mesma tendência para piadas e observações imorais sobre quase tudo; pois como regra, depois de um tempo, você acaba se tornando semelhante às pessoas que convive. Influência é este poder estranho da qual ninguém possui imunidade. Ninguém.

Portanto, procure a companhia de gente rara. E não se contente pelo fato de alguém pertencer a uma igreja, pois você não é influenciado pelo cartão do clube do qual se associa, mas pelos sócios que o frequentam.

Cerque-se de bons amigos e usufrua da corrente de influências positivas deles. Tem gente que te leva para mais perto de Deus, e é de mais desse tipo de gente que a gente tanto precisa na vida.

Tocando neste assunto, Paulo nos advertiu da assim:

“Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes”.

1 Coríntios 15:33

Mas as boas companhias os fortalecem.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.