5 de outubro de 2019

Ensaio sobre a hipocrisia

Há quem alegue não ir a igreja por causa dos homens hipócritas que a frequentam. Dizem que os cristãos da atualidade são julgadores e fingidos. Eu também concordo. A igreja atual é composta de pessoas hipócritas, julgadoras e fingidas — eu mesmo estou por lá. E acho também que é lá mesmo o lugar de gente hipócrita como eu. Não sei de tratamento para hipocrisia pelo SUS ou no catálogo do plano Bradesco; esse tipo de doença grave eu só vejo ser tratada em igreja. Então, para onde mais eu iria, oras?

Se saíssemos todos nós, defeituosos, para dar lugar aos impecáveis, para onde iríamos? Ou melhor, sobraria alguém?! Eu me pergunto qual o quilate espiritual de quem faz essa acertada avaliação da situação atual das igrejas. Digo isso me baseando na primeira igreja que Jesus reuniu. Só tinha doze membros e me parecem ser o que tinha de pior na Galiléia.

Um narcisista orgulhoso, tipo Pedro; um grosseiro impiedoso, tipo João (até apelido de Jesus, ganhou; certa feita sugeriu orar pra que Deus queimasse toda a população de um vilarejo); um ladrão ganancioso, tipo Judas; um descrente completo, tipo Tomé; um assassino e torturador, tipo Paulo (obrigou pessoas até a blasfemar). Ora, foi gente desse nível que Jesus reuniu. Daí eu me pergunto que referência de Igreja impecável essas pessoas têm quando, acertadamente, repito, ressaltam os defeitos reais da igreja atual.

Conformo-me em ser assim? Claro que não! Mas se eu não puder contar com a paciência dos santos enquanto estou no período de tratamento, com quem devo contar? Restam-me, portanto, os outros desajustados e defeituosos como eu para termos mútuo apoio nesse processo.

Daí Jesus saiu pelas cidades vizinhas à Nazaré convidando topo de tipo de gente dessa laia baixa e desprezível, chamou-os de bem aventurados e disse que “as portas do inferno não prevaleceriam sobre ela”. Se você, como eu, também é o que na época os fariseus chamavam de pecador, dou-lhe as boas vindas ao time. Aqui dentro você achará outras pessoas como nós. Note que foi a esse grupo de seletos defeituosos que Jesus chamou de “minha igreja”. Então, sinta-se em casa. Aqui há outros como você.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.